Formação Finisterra 2024 | O poder da imagem na comunicação de ciência
Decorre no dia 27 de novembro, a Formação da Finisterra de 2024, dedicada ao tema "O poder da imagem na comunicação de ciência", ministrada por Teresa Cabrita.
Esta sessão tem como objetivo demonstrar a importância da imagem na comunicação de ciência, explicar como utilizar elementos visuais em ciência e apresentar alguns princípios de design visual, através de ferramentas e exercícios práticos, usados para criar conteúdos científicos visualmente apelativos.
Na área da comunicação de ciência, a visualização desempenha um papel fundamental na transmissão de conceitos complexos dirigidos a públicos diversos.
No cenário digital atual, em que a cultura visual é ilimitada e a capacidade de atenção do ser humano médio tem vindo a diminuir, é imprescindível perceber a importância da visualização na comunicação científica e saber como usá-la eficientemente. Elementos visuais como imagens, ilustrações e fotografias, e o design visual são peças fundamentais para uma comunicação científica de sucesso, pois contribuem para captar a atenção, facilitar a compreensão da ciência e cativar audiências variadas.
Esta formação é ideal para cientistas, educadores e comunicadores de ciência que desejam desenvolver as suas capacidades de comunicação e cativar audiências através do uso eficaz da visualização. Entrada livre, sujeita a inscrição.
Biografia da formadora
Doutorada em Biologia com especialização em Ecologia e Biossistemática (ULisboa), Teresa Cabrita é investigadora do CEG/IGOT-ULisboa e diretora executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR). Dedica-se à Biologia Marinha, com ênfase na poluição marinha em ecossistemas costeiros e estuarinos e no comportamento de oligoelementos no ambiente estuarino e costeiro.