Notícias

Terminou, no dia 3 de março, a missão do projeto KHIONE a bordo do navio de expedição polar Le Commandant Charcot. O projeto teve como objetivo testar (1) a ciência cidadã como ferramenta para recolher e partilhar dados científicos relevantes dos ecossistemas marinhos e terrestres e da criosfera; (2) a aplicação da ciência cidadã como instrumento de valor acrescentado para promover a consciência e a sensibilidade ambiental dos passageiros do cruzeiro.
Uma vez mais, a Geografia e o Planeamento na Universidade de Lisboa destacam-se no plano internacional e nacional no SCImago Institutions Rankings (SIR). Na área científica de Geografia, Planeamento e Desenvolvimento, a ULisboa encontra-se entre as 20 melhores universidades do mundo (18), as 10 melhores da Europa Ocidental (7) e é a primeira no Espaço Ibero-Americano e em Portugal.
A Antártica é uma das regiões mais sensíveis do Planeta face às alterações climáticas e onde a investigação científica interdisciplinar é mais urgente. O Programa Polar Português (PROPOLAR/FCT) juntou-se ao Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos da Universidade de Lisboa (POLAR2E/ULISBOA) para organizar a Expedição COASTANTAR 2024 - a 1.ª Expedição científica portuguesa de veleiro na Península Antártica.
Iniciou-se, a 10 de janeiro 2024, a 12.ª Campanha Antártica Portuguesa 2023-24, organizada pelo Programa Polar Português (PROPOLAR). A campanha decorrerá até final de fevereiro de 2024, acolhendo 14 projetos de investigação, com 22 cientistas a chegarem à Antártida para realizar trabalho de campo nas ilhas do Rei Jorge, Decepção e Livingston (Arquipélago das Shetlands do Sul), Cierva Cove, Estreito de Gerlache e Arquipélago de Palmer (Península Antártica).
No dia 12 de dezembro, no âmbito da iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’, a comunidade do IGOT-ULisboa e do CEG plantou 104 árvores/arbustos de espécies nativas, tendo efetuado ainda o controlo de seguimento das espécies invasoras, no Parque Natural Sintra-Cascais.