Passar para o conteúdo principal

Notícias

Nos dias 22 e 23 de novembro, realizou-se o IV Seminário Luso-Brasileiro de Geografia e Educação. O primeiro dia, que decorreu na Sala de Conferências do IGOT e online, teve início com a conferência proferida pelo professor Vítor Teodoro, uma figura de referência no ensino da ciência e tecnologia, cujo contributo se revelou especialmente relevante para a educação geográfica.
No passado dia 31 de outubro de 2024, decorreu no IGOT-ULisboa o Seminário Dia Mundial das Cidades, onde foram apresentados os projetos em curso dos investigadores do Grupo ZOE - Dinâmicas e Políticas Urbanas e Regionais do CEG/IGOT. O seminário contou com uma sessão de abertura conduzida por Pedro Guimarães e Daniel Paiva, coordenadores do ZOE, com José Luís Zêzere, Diretor do Centro de Estudos Geográficos, e Mário Vale, Presidente do IGOT. Ao longo do dia, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a diversas apresentações e discussões organizadas em cinco sessões temáticas:
Em outubro de 2024, a Comissão para a Igualdade do IGOT promoveu o ciclo de conversas dedicado ao tema O Papel das Mulheres na Política, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Este ciclo reuniu três mulheres de destaque que, ao longo de sessões na biblioteca do IGOT, partilharam as suas perspetivas sobre as conquistas e os desafios para as mulheres na esfera política, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão.
Foi publicado o segundo volume dos Cadernos da Fototeca. Este volume foi concebido para servir de memória da exposição «Centro de Estudos Geográficos: 80 anos, 80 fotografias», organizada no quadro das comemorações da fundação do CEG, ocorrida em abril de 1943.
O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT-ULisboa) e o Centro de Estudos Geográficos (CEG) orgulham-se de contar com três docentes/investigadores no Top 2% dos cientistas mais citados a nível mundial em 2023, nas respetivas áreas de investigação, de acordo com a mais recente edição da “World's Top 2% Scientists List”, publicada pela Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com o grupo editorial Elsevier.
O artigo de Ana Oliveira (Colab +Atlantic), de António Lopes (CEG/IGOT-ULisboa), Samuel Nisa (IST) e Amílcar Soares (IST), intitulado “Local climate zones in five southern European cities: An improved GIS-based classification method based on Copernicus data”, foi destacado numa notícia no website do programa Copernicus, com o título "A method to combat the Urban Heat Island effect".