Passar para o conteúdo principal

Notícias

No dia 16 de janeiro, a equipa do IGOT do projeto eMOTIONAL Cities organizou, em conjunto com a equipa da FMUL, no TTC@ULisboa o 2º. Workshop de Neurourbanismo. A sessão teve como principal objetivo apresentar e discutir os resultados das experiências neuro-urbanísticas realizadas em espaço público, por várias ruas da cidade de Lisboa. Os resultados mostram qual a reação piscofisiológica das pessoas aos diferentes estímulos urbanos, consoante a morfologia e condições ambientais dos lugares.
No dia 16 de janeiro, um avião fretado por Portugal transportará 99 cientistas e técnicos de diferentes nacionalidades entre Punta Arenas, no Chile, e o aeródromo Teniente Rodolfo Marsh Martin situado na ilha de Rei Jorge, na Antártida. Os voos, com ida e volta, realizados no mesmo dia, são um marco na Campanha Antártica Portuguesa 2024-25, que decorre até meados de março. Entre os passageiros deste voo, estão 5 investigadores de projetos apoiados pelo Programa Polar Português (PROPOLAR), e 94 investigadores integrados nos programas polares da Bulgária, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Polónia, República Checa e Suíça.
Na segunda semana de dezembro, o IGOT-ULisboa recebeu a Professora Larissa Araújo Coutinho de Paula, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), para uma série de eventos que culminaram no lançamento do livro "Estratégias Sócio-Espaciais e (Re)existência de Mulheres Assentadas no Interior de São Paulo – Brasil", publicado pelo Centro de Estudos Geográficos (CEG).
Nos dias 22 e 23 de novembro, decorreu o 4.º Seminário Luso-Brasileiro de Geografia e Educação. O primeiro dia, realizado na Sala de Conferências do IGOT e online, iniciou-se com uma palestra do Professor Vítor Teodoro, uma figura de destaque na área da educação em ciência e tecnologia, cuja contribuição se revelou particularmente relevante para a educação geográfica.
Em outubro de 2024, a Comissão para a Igualdade do IGOT promoveu o ciclo de conversas dedicado ao tema O Papel das Mulheres na Política, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Este ciclo reuniu três mulheres de destaque que, ao longo de sessões na biblioteca do IGOT, partilharam as suas perspetivas sobre as conquistas e os desafios para as mulheres na esfera política, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão.
Foi publicado o segundo volume dos Cadernos da Fototeca. Este volume foi concebido para servir de memória da exposição «Centro de Estudos Geográficos: 80 anos, 80 fotografias», organizada no quadro das comemorações da fundação do CEG, ocorrida em abril de 1943.