Notícias

As XII Jornadas IGOT dos Professores de Geografia, que decorreram de 3 a 5 de julho de 2024, contaram com a participação de mais de 100 professores da disciplina. A maioria reside na área de Lisboa, mas é de salientar a participação de docentes de norte a sul do país, confirmando o interesse único desta formação no panorama nacional da formação contínua de professores de Geografia.
Agustín Cocola-Gant, investigador do CEG/IGOT-ULisboa, foi o vencedor da edição de 2024, na área de Geografia e Território (Geografia Física e Humana, Território, Urbanismo e Planeamento e Sistemas de Transportes), dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos. A investigadora Cláudia M. Viana (CEG/IGOT-ULisboa) foi distinguida com uma Menção Honrosa na mesma área científica.
Estudantes e investigadores do IGOT percorreram a baixa de Lisboa com o Prof. Gerald Mills da Universidade de Dublin. Investigadores do projeto eMOTIONAL Cities e estudantes de doutoramento em climatologia urbana do grupo de investigação Zephyrus demonstraram como se pode construir a cidade através dos sentidos e das neurociências.
Realizou-se, no ano letivo 2023/2024, a 13.ª edição do Projeto “Nós Propomos!”, com a participação de centenas de jovens do ensino básico e secundário, dando lugar ao seminário nacional dos Jovens e Pequenos Grandes Cidadãos no dia 26 de abril, na Sertã, e no dia 6 de maio ao seminário nacional dos Grandes Cidadãos, no IGOT-ULisboa/Aula Magna.
Terminou, no dia 3 de março, a missão do projeto KHIONE a bordo do navio de expedição polar Le Commandant Charcot. O projeto teve como objetivo testar (1) a ciência cidadã como ferramenta para recolher e partilhar dados científicos relevantes dos ecossistemas marinhos e terrestres e da criosfera; (2) a aplicação da ciência cidadã como instrumento de valor acrescentado para promover a consciência e a sensibilidade ambiental dos passageiros do cruzeiro.