Passar para o conteúdo principal

Lição Anual da Finisterra 2024 e Prémio Melhor Artigo 2023

Lição Anual da Finisterra 2024 e Prémio Melhor Artigo 2023

No dia 17 de outubro, realizou-se no IGOT-ULisboa a Lição Anual da Finisterra 2024, que teve como convidada a Professora Irasema Alcántara-Ayala, da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM).

A lição apresentada por Irasema Alcántara-Ayala teve como título "Mapeo de desastres: una perspectiva forense-geográfica sobre las causas de fondo y los impulsores del riesgo de desastre". O evento decorreu em formato misto, com participação presencial e online, e registou mais de 200 inscrições de várias partes do mundo.

Doutorada em Geomorfologia pelo King’s College de Londres (Reino Unido) e com um pós-doutoramento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), Irasema Alcántara-Ayala foca a sua investigação em Geomorfologia, processos de instabilidade de vertentes, risco de desastres e investigação forense de desastres. Autora de mais de 200 publicações científicas, é membro do Comité Consultivo Científico sobre Riscos Geológicos do Sistema Nacional de Proteção Civil do México, do Conselho Científico do Programa Internacional de Geociências da UNESCO, do Programa Mundial de Pesquisa Meteorológica e do Grupo Consultivo Científico e Técnico do Escritório Regional das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres nas Américas e Caraíbas.

O evento incluiu ainda dois outros momentos importantes: a entrega do prémio para o “Melhor Artigo do Ano” e a atribuição de prémios às melhores recensões do Concurso “Livros que contam” (edição de 2023), promovido em parceria entre a Biblioteca do IGOT e a Finisterra.

Prémio Finisterra - Melhor artigo do ano (2023)

O prémio “Melhor Artigo do Ano (2023)” da Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia foi concedido ao artigo "Geohazards in Portugal: a state of the art", da autoria de José Luís Zêzere.

O prémio foi atribuído após a seleção de 17 artigos pelo painel de jurados, composto por Ana Louro (presidente do júri - IGOT-ULisboa), Jorge Olcina Cantos (Universidad de Alicante), João Rafael Santos (FAUL), Susana Pereira (FLUP), Teresa Barata Salgueiro (IGOT-ULisboa), Eduardo Brito-Henriques (IGOT-ULisboa) e Carla Mora (IGOT-ULisboa).

Prémios das melhores recensões do concurso "Livros que contam" (2023) 

O 1.º lugar foi atribuído a Mariana Tavira Guerreiro da Costa pela recensão do livro L’approche culturelle de Paul Claval, e o 2.º lugar a Carlos Apolinário pela recensão do livro Geopolítica de Asia y el Indo-Pacífico

Data de publicação