Planta uma árvore, semeia a Geografia! (5.ª atividade)
NOTA: Devido às condições meteorológicas a data da atividade foi alterada para 26 de fevereiro.
No âmbito da iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’, decorre no dia 26 de fevereiro, 2024, uma atividade de plantação de árvores/arbustos no Parque Natural Sintra-Cascais (Pedra Amarela Campo Base), em colaboração com o projeto Oxigénio da Cascais Ambiente, conforme protocolo estabelecido com o IGOT.
O transporte até ao local da plantação será realizado de autocarro tendo como local de saída o IGOT (09h00), estando assegurado todo o apoio técnico e logístico para a atividade de plantação das árvores.
Caso queira deslocar-se em veículo próprio o encontro é às 10h00, neste local 38°45'29.8"N 9°26'00.4"W.
Este evento é dirigido a docentes, investigadores e investigadoras, pessoal técnico e administrativo e estudantes do CEG/IGOT-ULisboa. Para participar, preencha o formulário - vagas limitadas à lotação do autocarro.
Para qualquer questão, contactar através do e-mail comunicacao@igot.ulisboa.pt.
Sobre a iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’
Em 2021, a iniciativa ‘Planta uma árvore, semeia a Geografia!’ foi o projeto vencedor do orçamento participativo do Centro de Estudos Geográficos. A iniciativa teve como objetivo a plantação de 1000 árvores autóctones (sobreiros, azinheiras, castanheiros, freixos, carvalhos-alvarinhos) em Portugal, cedidas pelo ICNF.
Além da distribuição de árvores pela comunidade IGOT-ULisboa, para plantação individual, foram efetuadas atividades de plantação no Parque Natural Sintra-Cascais, em colaboração com o projeto Oxigénio da Cascais Ambiente, e em Palmela, a 21 de março, 2022, em colaboração com a Câmara Municipal de Palmela. As atividades contaram com a participação de estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico e administrativo do IGOT.
Dado o sucesso das ações levadas a cabo em conjunto com o projeto Oxigénio, foi estabelecido, em dezembro de 2022, um protocolo de cinco anos entre a Cascais Ambiente e o IGOT-ULisboa para adoção de um talhão florestal, no Parque Natural Sintra-Cascais - Pedra Amarela Campo Base, tendo em vista a recuperação dessa área florestal.