FINISTERRA: Lição Anual 2022 e Prémio Melhor Artigo 2021
Realizou-se, no dia 25 de novembro, a Lição Anual da Finisterra 2022, intitulada “Why should we care about the shrinking Artic Sea Ice Cover?”, proferida por Julienne Stroeve, professora e investigadora em retroações Clima – Gelo marinho, na Universidade de Manitoba, Canadá.
A abertura do evento, que decorreu no Auditório Orlando Ribeiro, contou com as intervenções do prof. Ricardo Garcia, vice-presidente do IGOT-ULisboa, do prof. José Luís Zêzere, diretor do CEG, e do prof. Marcelo Fragoso, diretor da revista Finisterra.
Coube ao prof. Gonçalo Vieira a introdução da oradora Julienne Stroeve, cuja investigação incide em deteção remota de neve e gelo.
Durante o evento foi feita a entrega de prémios do Melhor Artigo do Ano de 2021. O prémio foi atribuído ao artigo “Perfis territoriais de criminalidade em Portugal (2009-2019)”, dos autores Miguel Saraiva, Ana Amante, Teresa Sá Marques, Márcio Ferreira e Catarina Maia.
Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao artigo “Avaliação da exposição das comunidades locais a incêndios rurais: o caso de Alvares, Góis”, de Ana Gonçalves, Sandra Oliveira, Ana Sá, Akli Benali, José Luís Zêzere e José Miguel Pereira.
Os prémios foram anunciados pelo prof. Nuno Marques da Costa e pela prof. Margarida Queirós, em representação do júri.
No final, o prof. José Malheiros anunciou que se irá realizar a segunda edição do concurso “Livros que contam: descobre um livro e dá-o a conhecer”.
Estes dois últimos momentos tiveram também a participação do prof. Marcelo Fragoso, que encerrou a sessão.