X Jornadas IGOT dos Professores de Geografia
ENQUADRAMENTO
O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa é a principal instituição universitária portuguesa de ensino e formação em Geografia e muitos dos professores de Geografia são seus antigos alunos. O Centro de Estudos Geográficos, que integra o IGOT, é o principal centro de investigação portuguesa, com sucessivas classificações de Excelente ou de Muito Bom. Desde 2021, integra o Laboratório Associado Terra. O IGOT, através do seu Centro de Formação, possui, por isso, particulares responsabilidades na atualização científica e pedagógica dos professores de Geografia ou de áreas disciplinares afins.
Realizadas ininterruptamente desde 2013, as Jornadas IGOT dos Professores de Geografia constituem o principal curso de formação português de professores de Geografia. Neste período de pós-pandemia, retoma-se a o curso presencial e a realização de trabalho de campo. Esperamos que as Jornadas continuem a constituir o espaço privilegiado de encontro e de atualização científica dos docentes da disciplina do ensino básico e secundário, no diálogo com vários dos principais investigadores portugueses de Geografia.
A Formação é creditada pelo CCPFC para os grupos disciplinares de Geografia (420) e de Português e Estudos Sociais/História(200) com 1 crédito/CCPFC/ACC-116954/22.
As X Jornadas realizam-se entre 8 e 10 de setembro de 2022 e estão contempladas no plano de atividades do Centro de Formação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
OBJETIVOS
- Promover a atualização científica dos professores em áreas diversificadas em que investigadores em Geografia, de percursos diversos, desenvolvem investigação de vanguarda.
- Debater a transposição dessa atualização científica para as práticas escolares.
- Mobilizar diferentes espaços geográficos como territórios de investigação e aprendizagem.
- Promover o diálogo entre os professores do ensino universitário e do ensino básico e secundário de Geografia.
- Divulgar a atividade do IGOT e do Centro de Estudos Geográficos, enquanto entidades de ensino e investigação, junto dos professores de Geografia e de áreas disciplinares afins.
PROGRAMA
8 DE SETEMBRO
9h00-9h30 – José Manuel Simões e Sérgio Claudino: Apresentação
9h30-11h30 – Pedro Santos – Os riscos naturais nas suas várias dimensões
11h45-13h30 – Eduardo Brito Henriques – Desafios para o Turismo no contexto pós-Covid
Almoço
14h30 – 16h45 – Luis Moreno – Geografia dos Espaços Rurais
17h00-19h00 – Alina Esteves – As migrações internacionais
9 DE SETEMBRO
9h00-11h00 – Teresa Cabrita – A Ecologia da Paisagem
11h15- 13h15 – Francisco Roque de Oliveira – A Ásia no pós-pandemia: desglobalização ou reglobalização?
Almoço
14h30-16h30 – Pedro Guimarães – A cidade e o comércio: dinâmicas recentes
16h45 – 18h45 – António Lopes – As cidades e as alterações climáticas
10 DE SETEMBR0
8h30-18h30 – Revisitar os portos fluviais do Tejo com o Professor Jorge Gaspar
METODOLOGIAS DA AÇÃO
Nas conferências-debate, os formadores farão uma intervenção inicial com o máximo de 1 hora sobre o tema da conferência, após o que se segue um período de debate e de esclarecimento de dúvidas com os formandos. O terceiro dia será de visita de estudo com o Professor Jorge Gaspar, professor catedrático jubilado e emérito do IGOT, pelos portos fluviais do Tejo, que este imortalizou no seu artigo publicado sobre os mesmos em 1970, na Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia e em sucessivas visitas de estudo com os estudantes de Geografia da Universidade de Lisboa. O Professor Jorge Gaspar está agora mesmo a completar um texto, para publicação, em que atualiza a informação sobre os mesmos portos fluviais. É uma honra para o Centro de Formação do IGOT promover, na X Edição das Jornadas IGOT, esta visita única e de profunda aprendizagem geográfica com este sábio da Geografia portuguesa e internacional. É, seguramente, uma forma particularmente feliz de assinalar 10 anos de formação de professores de Geografia.
AVALIAÇÃO
Os formandos serão avaliados quantitativamente de 1 a 10 (alínea e) do nº 7 do Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua). A Avaliação basear-se-á nos textos dos participantes sobre os principais conteúdos da Ação.