Agustín Cocola-Gant vence Prémio Científico ULisboa/CGD 2024 na área de Geografia e Território e Cláudia Viana recebe menção honrosa

Agustín Cocola-Gant, investigador do CEG/IGOT-ULisboa, foi o vencedor da edição de 2024, na área de Geografia e Território (Geografia Física e Humana, Território, Urbanismo e Planeamento e Sistemas de Transportes), dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos.

A investigadora Cláudia M. Viana (CEG/IGOT-ULisboa) foi distinguida com uma Menção Honrosa na mesma área científica.

Estes prémios anuais visam reconhecer a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

Agustín Cocola-Gant premiado na Área de Geografia e Território

Agustín Cocola-Gant é investigador no CEG/IGOT-ULisboa na área dos estudos urbanos críticos.

A sua investigação centra-se no papel do turismo na transformação urbana, com especial ênfase no arrendamento de curta duração através de plataformas digitais como a Airbnb e na turistificação das cidades. Investigou o impacto do arrendamento de curta duração em 2013, usando Barcelona como caso de estudo. Com base num vasto material empírico, a sua investigação inicial examinou as experiências dos residentes que vivem em bairros turistificados, e as consequências socio espaciais da reestruturação dos mercados imobiliários, liderada pela Airbnb.

A investigação sobre Barcelona previu os atuais problemas que o centro de Lisboa enfrenta, nomeadamente a grave crise de habitação, despejos, despovoamento, um parque habitacional utilizado principalmente para o turismo, assim como, os problemas de convivência para aqueles que vivem em enclaves turísticos. Mais tarde, estudou estas dinâmicas na perspetiva da economia política, explorando a forma como o Estado contribuiu para a consolidação de um regime de acumulação baseado no nexo entre o turismo e o imobiliário. Foi convidado por decisores políticos a vários níveis, incluindo a Comissão Europeia, a Greater London Authority e as câmaras municipais de Barcelona e Lisboa.

O investigador recebeu um prémio de 6.500 euros.

Entrega dos Prémios Científicos 2024 - Agustín Cocola-Gant ©André Farias Filipe_ULisboa
Autor: André Farias Filipe - ULisboa
Prémios Científicos ULisboa/CGD 2024

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos ULisboa/CGD 2024 teve lugar no dia 25 de junho de 2024, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. A cerimónia foi precedida pelas Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa, que se debruçaram sobre o impacto presente e futuro da inteligência artificial (IA) no trabalho.

A lista completa dos vencedores dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2024 pode ser consultada aqui