Passar para o conteúdo principal

Conclusão da expedição do projeto KHIONE pela Antártida Ocidental

Conclusão da expedição do projeto KHIONE pela Antártida Ocidental

Terminou, no dia 3 de março, a missão do projeto KHIONE a bordo do navio de expedição polar Le Commandant Charcot. O projeto teve como objetivo testar (1) a ciência cidadã como ferramenta para recolher e partilhar dados científicos relevantes dos ecossistemas marinhos e terrestres e da criosfera; (2) a aplicação da ciência cidadã como instrumento de valor acrescentado para promover a consciência e a sensibilidade ambiental dos passageiros do cruzeiro.

A expedição, iniciada a 6 de fevereiro, contou com a presença de Paula Matos (coordenadora do projeto) e Margarida Queirós, investigadoras CEG/IGOT-ULisboa, e partiu de Lyttelton, Nova Zelândia, rumo a Ushuaia, Argentina, ao longo da costa Este da Antártida.

Durante os 12.800 km percorridos, as investigadoras conduziram uma investigação multidisciplinar, combinando  amostragens científicas de microalgas marinhas e características físico-químicas da água do mar, vegetação e solo terrestres, e características da criosfera marinha e terrestre e ciência cidadã feita pelos passageiros do navio.  

Apesar das várias tempestades no mar que dificultaram o trabalho, e das condições atmosféricas adversas ao trabalho nas deslocações a terra, como os -30ºC sentidos, as cerca de 500 amostras recolhidas comprovam o sucesso da missão.

A missão contou com amostragens em locais icónicos da história da Antártida, como o Cabo Royds e Evans onde se localizam as cabanas que serviram como campo base da Expedição Antártica Britânica no início do século XX aos exploradores Shackleton e Scott, respetivamente. As amostras já se encontram no IGOT e o próximo passo será o seu processamento. 

Data de publicação