Passar para o conteúdo principal

Notícias

Estudantes e investigadores do IGOT percorreram a baixa de Lisboa com o Prof. Gerald Mills da Universidade de Dublin. Investigadores do projeto eMOTIONAL Cities e estudantes de doutoramento em climatologia urbana do grupo de investigação Zephyrus demonstraram como se pode construir a cidade através dos sentidos e das neurociências.
Terminou, no dia 3 de março, a missão do projeto KHIONE a bordo do navio de expedição polar Le Commandant Charcot. O projeto teve como objetivo testar (1) a ciência cidadã como ferramenta para recolher e partilhar dados científicos relevantes dos ecossistemas marinhos e terrestres e da criosfera; (2) a aplicação da ciência cidadã como instrumento de valor acrescentado para promover a consciência e a sensibilidade ambiental dos passageiros do cruzeiro.
A Antártica é uma das regiões mais sensíveis do Planeta face às alterações climáticas e onde a investigação científica interdisciplinar é mais urgente. O Programa Polar Português (PROPOLAR/FCT) juntou-se ao Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos da Universidade de Lisboa (POLAR2E/ULISBOA) para organizar a Expedição COASTANTAR 2024 - a 1.ª Expedição científica portuguesa de veleiro na Península Antártica.
Iniciou-se, a 10 de janeiro 2024, a 12.ª Campanha Antártica Portuguesa 2023-24, organizada pelo Programa Polar Português (PROPOLAR). A campanha decorrerá até final de fevereiro de 2024, acolhendo 14 projetos de investigação, com 22 cientistas a chegarem à Antártida para realizar trabalho de campo nas ilhas do Rei Jorge, Decepção e Livingston (Arquipélago das Shetlands do Sul), Cierva Cove, Estreito de Gerlache e Arquipélago de Palmer (Península Antártica).
Entre 25 e 29 de setembro, o GI TERRITUR - Turismo, Património e Território promoveu a semana CEG-Turismo 2023 , evento destinado a...
Decorreu nos dias 11 e 12 de setembro, no IGOT-ULisboa, a "3rd Digital Geographies Conference: can digital technologies bring hope to...