MARGISTAR realiza training school no Parque Nacional da Peneda-Gerês

O projeto MARGISTAR, ação COST (CA21125), realizou a sua primeira training schoolTrack Socio-ecological Traps in European Mountains: Understanding, Envisioning & Diagnosing”, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Portugal.

Entre os dias 11 e 13 junho de 2024, 20 participantes de toda a Europa, em representação da União Europeia em Portugal para a Investigação e Inovação e stakeholders locais (Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, co-gestão Parque Nacional Peneda-Gerês, ADERE Peneda Gerês, Associação de Baldios, ICNF e Centro de Interpretação de Sistelo, Paróquia da Gavieira, Soalheiro) trabalharam juntos na identificação de barreiras e soluções socio-ecológicas para o desenvolvimento de territórios de montanha em profunda mudança global.

Deu-se ainda ênfase ao treino em metodologias de diagnóstico para a antecipação de barreira socio-ecológicas (digitalização, modelação de serviços de ecossistema, observação terrestre). A training school foi suportada numa boa articulação entre sessões conceptuais e trabalho prático de campo na Branda Científica de São Bento do Cando.

A Training School foi organizada pelo CEG/IGOT-ULisboa (António T. Monteiro) e recebeu o apoio da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Eng.  Elisa Ferreira, Representação da União Europeia em Portugal para a Investigação e Inovação (Eng. Carlos Morais Pires), Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Associação para o Desenvolvimento Local ADERE-Peneda Gerês e Soalheiro.