Investigadores do CEG/IGOT-ULisboa participam no congresso anual da AESOP 2024
A apresentação, intitulada “eMOTIONAL Cities: planning and design to foster mental health and well-being in our cities and citizens”, contou com a participação de Paulo Morgado, que apresentou a introdução e visão geral do projeto (em co-autoria com Ana Bonifácio), seguindo-se a apresentação dos resultados pelos restantes parceiros do consórcio.
O objetivo do projeto é compreender como os cidadãos interagem com o seu ambiente real e tomam decisões, o que levará a um design urbano mais inclusivo e a uma melhor saúde e bem-estar individuais.
No dia 9 de julho, Nuno Marques da Costa participou numa mesa-redonda intitulada "Sustainable Land-Use and Mobility Policies and Practices in Urban Regions", associada ao projeto SLUMP da rede UNITE.
No mesmo dia, Diogo Gaspar Silva apresentou a comunicação “On the Trail of a Policy: Rendering Business Improvement Districts Mobile and Experimented in Southern European Cities”. Através da introdução de Business Improvement Districts (BID) em cidades da Europa do Sul, argumentou para a necessidade de cautela ao equiparar-se a presença e a futura circulação de políticas urbanas exclusivamente a partir de contextos, culturas de planeamento ou infraestruturas político-institucionais mais neoliberais.
Por sua vez, a 11 de julho, André Alves apresentou a comunicação com o título "Agrivoltaics in the European Energy Transition: Policy recommendations", com a co-autoria de Igor Sirnik (Universidade de Wageningen) e Eduarda Marques da Costa.
A AESOP - Association of European Schools of Planning, da qual o IGOT é membro, tem como objetivo representar o interesse das escolas de planeamento na Europa perante administrações e organizações nacionais e internacionais, particularmente na Europa, visando promover o desenvolvimento do ensino e investigação no campo do planeamento.