Mensagem do Diretor do CEG, prof. José Luís Zêzere, por ocasião da celebração dos 80 anos

No dia 3 de maio de 2023, decorreu um seminário que comemorou os 80 anos do Centro de Estudos Geográficos (CEG), celebrando o legado e a trajetória do CEG, uma instituição de referência na promoção e no avanço da investigação geográfica em Portugal, com amplo reconhecimento internacional, ao longo de oito décadas.

Desde a sua fundação, em 1943 por Orlando Ribeiro, o CEG tem sido um centro de referência para a investigação em geografia, com uma história rica e diversificada. Atualmente, o CEG é uma unidade de I&D integrada no IGOT, com uma equipa de 68 investigadores doutorados integrados, a que acrescem cerca de 80 estudantes de doutoramento e bolseiros e 70 colaboradores, organizados em 6 Grupos de Investigação (GI).

Os nossos investigadores e estudantes têm se dedicado a explorar e compreender a complexidade dos fenómenos geográficos, desde os desafios globais contemporâneos até as dinâmicas regionais e locais, abrangendo áreas tão diversificadas como: mudanças climáticas e ambientais (GI Zephyrus), avaliação e gestão de riscos (GI RISKam), modelação, gestão espacial e planeamento (GI MOPT), dinâmicas e políticas urbanas e regionais (GI ZOE), migrações, espaço e sociedade (GI MIGRARE) e turismo, património e território (GI TERRITUR).

A qualidade e mérito da investigação realizada pelos investigadores do CEG é amplamente reconhecida, sendo fundamental para a afirmação do IGOT como uma escola de investigação no seio da Universidade de Lisboa. O trabalho desenvolvido pelos Grupos de Investigação do CEG tem contribuído para o avanço do conhecimento fundamental, em termos teóricos, concetuais e metodológicos, essencialmente através de projetos de investigação nacionais e internacionais e de teses de doutoramento, mas também se traduz em investigação aplicada, em múltiplos trabalhos de prestação de serviços à administração pública e às empresas, assim como no apoio à elaboração e implementação de políticas públicas.

O reconhecimento da excelência da investigação do CEG traduz-se, entre outros aspetos, na posição da Geografia da ULisboa nos rankings internacionais. O Ranking de Shanghai em 2022 posiciona a Geografia da ULisboa no 83.º lugar mundial e 24.ª lugar na União Europeia. Recentemente, o SCImago Institutions Rankings 2023 destacou a Geografia, Planeamento e Desenvolvimento da ULisboa entre as 25 melhores universidades do mundo, as 5 melhores da União Europeia e a primeira no Espaço Ibero-Americano.

O passado do CEG orgulha-nos e dá-nos responsabilidade, mas a nossa maior atenção está focada no futuro, na estratégia e nas agendas que devemos privilegiar para melhorar o nosso desempenho e contribuir para resolver os complexos problemas geográficos do século XXI, no respeito pelo princípio da liberdade de investigação, e pelas boas práticas da ética e da responsabilidade científica.

Com a participação ativa e o compromisso empenhado de todos e de todas, espero que possamos continuar a fortalecer a comunidade geográfica e contribuir para um futuro melhor, mais equilibrado, seguro, sustentável e com justiça social e territorial.

José Luís Zêzere
Diretor do Centro de Estudos Geográficos