Passar para o conteúdo principal

PROPOLAR prepara a próxima Campanha Antártica Portuguesa

PROPOLAR prepara a próxima Campanha Antártica Portuguesa

O PROGRAMA Polar Português (PROPOLAR) prepara a Campanha Antártica Portuguesa 2023-2024. Pela 12.ª vez, foi fretado um avião que transportará cientistas e técnicos entre Punta Arenas no Chile e o aérodromo Teniente Rodolfo Marsh Martin situado na ilha de Rei Jorge, na Antártida. O voo decorre no dia 1 de fevereiro de 2024 e é a âncora da Campanha Antártica Portuguesa 2023-2024, que se inicia em janeiro e decorre até ao início do mês de março de 2024, com o apoio de vários programas antárticos parceiros. Este é o contributo português para a logística internacional que apoia as atividades científicas na Antártida durante o Verão austral, o período de atividade científica mais ativo do ano, no chamado continente branco.

A campanha antártica portuguesa 2023-2024 integra 8 projetos de investigação, com um total de 16 cientistas no terreno que trabalharão nas ilhas de Rei Jorge, Deceção, Livingston (Arquipélago das Shetlands do Sul) e Cierva Cove (Península Antártica), e 1 investigador que irá desenvolver trabalho de laboratório no British Antarctic Survey.

Além disso, o PROPOLAR apoia também a organização da Expedição COASTANTAR, realizada a bordo de um veleiro que se realizará em fevereiro de 2024, com a duração de duas semanas, focando se na região da Península Antártica, entre a Ilha Rei Jorge e o arquipélago de Palmer, financiando as missões de dois investigadores de mais dois projetos, para além da organização da expedição. Estes projetos são desenvolvidos nas áreas das ciências atmosféricas, biológicas, da criosfera, do ambiente e da Terra, relacionando-se com os impactos das alterações climáticas na Antártida. 
 

Data de publicação