Passar para o conteúdo principal

Categoria
Investigadores Integrados Doutorados
Grupo de investigação

Maria João Hortas

Projetos em curso

Artigo em revista

Maria João Hortas; Joana Campos; Kátia Sá; Catarina Tomás. 2021. «Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária na ESELx: percurso, formação e investigação». INTERACÇÕES (56) 117-146 Santarém, Portugal. https://https://doi.org/10.25755/int.24515

Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. 2020. «Educação para a Cidadania Global: formação de professores na Escola Superior de Educação de Lisboa». REIDICS – Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (7) 45-63 Espanha. https://ISSN 2531-0968

Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. 2020. «Educação para a Cidadania em Portugal». Revista Espaço do Currículo 13 (2) 176-190 Brasil. https://https://doi.org/10.22478/ufpb.1983- 1579.2020v13n2.51562

Hortas, Maria João. 2018. «The intersection of school, diversity and intercultural dialogues: second generation Brazilians and Cape Verdeans in the Lisbon metropolitan area». Intercultural Education 29 (4) 495-513 Reino Unido. 10.1080/14675986.2018.1463014 https://http://dx.doi.org/10.1080/14675986.2018.1463014

Maria João Hortas; Maria Helena Esteves; Luís Mendes. 2018. «Fieldwork in Geography education: an experience in initial teacher training program. ». Didáctica Geográfica (19) 77-101 Espanha. https:// http://hdl.handle.net/10451/39168

Capítulo de livro

Maria João Hortas; Diana Almeida; Filipa Carvalho; Inês Alves; Inês Marques; Alfredo Gomes Dias. 2021. «Formação inicial de professores, Ciências Sociais e transformação social». in Diversidades, Educação e Inclusão editado por Nuno Martins Ferreira; Clarisse Nunes. 71-91 Lisboa, Portugal. CIED-ESELx https://ISBN 978-989-8912-13-8

Maria João Hortas. 2020. «Escola, Diversidade e Diálogos Interculturais... alunos Brasileiros e cabo-verdianos em escolas da Área Metropolitana de Lisboa». in Mobilidades Linguístico-Culturais: reflexões epistêmicas para o ensino editado por Ana Adelina Lôpo Ramos; Barbosa, Rogério Lima. 44-77 Brasília, Brasil. Edições Makunaima https://ISBN 978-65- 87250-12-0

Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. 2019. «Conceções histórico-geográficas e formação de professores em Didática das Ciências Sociais». in Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica editado por Maria João Hortas; Dias, Alfredo Gomes; de Alba, Nicolás. 737-747 Portugal. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa & AUPDCS https:// https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_simposio_vf_01_20202_compressed.pdf

Maria João Hortas. 2019. «Acerca de los modos en que los docentes y los estudiantes piensan y hablan la educación intercultural: un estudio exploratorio en la formación de maestros (6-10 años)». in Quin professorat, quina ciutadania, quin futur? Les reptes de l’ensenyament de les ciències socials, la geografia i la història editado por Maria Ballbé; Neus González-Monfort; Antoni Santisteban. 191-201 Barcelona, Espanha. GREDICS / Universidade Autónoma de Barcelona https://ISBN 978-84-490-8792-9

Maria João Hortas. 2018. «Ciudad, ciudadanía y compromiso social en la investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales en la Educación Primaria. ». in Buscando formas de enseñar : investigar para innovar em didactica de las ciencias sociales. editado por Esther López Torres; Carmen García Ruíz; Maria Sánchez Agustí. 1039-1050 Espanha. Universidad de Valladolid/AUPDCS https://http://uvadoc.uva.es/handle/10324/28975

Livro

Maria João Hortas; Teresa Matos Pereira; Abel Arez; Célia Martins; Joana Campos; Natália Vieira. 2021. «Integr(Arte) - Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração». 67 editado por Observatório das Migrações. Lisboa, Portugal. Observatório da Imigração. Alto Comissariado para as Migrações https://ISBN 978-989-685-054-8

Maria João Hortas. 2013. «Educação e Imigração: A Integração dos Alunos Imigrantes nas Escolas do Ensino Básico do Centro Histórico de Lisboa. ». 50 editado por Observatório da Imigração; Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. Observatório da Imigração; Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural https://https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/177157/ESTUDO+50.pdf/6530c8a9-b43f-4bf5-99e4-678312b1c994