Skip to main content

Autores e Livros na Biblioteca: lançamento do livro "Regiões Inteligentes e Nova Administração" de António Covas

Autores e Livros na Biblioteca: lançamento do livro "Regiões Inteligentes e Nova Administração" de António Covas

17.01.2024 | 17h00 - 18h30
Local
Biblioteca (IGOT-ULisboa)

Decorre no dia 17 de janeiro, às 17h00, o lançamento do livro "Regiões Inteligentes e Nova Administração", da autoria de António Covas.

Os comentários serão feitos pelo professor João Ferrão, do ICS, e pelo professor Mário Vale, do IGOT-ULisboa.

A sessão, que decorre na Biblioteca do IGOT, é especialmente dirigida a estudantes de mestrado e doutoramento do IGOT-ULisboa. No entanto, é aberta a todos os interessados do IGOT, da ULisboa ou de outras instituições.

Sobre o autor
Doutor em Assuntos Europeus pela Universidade de Bruxelas, (1987) e professor catedrático da Universidade do Algarve desde 2000 (atualmente aposentado). Entre 1990 e 1995 pró-reitor e vice-reitor da Universidade de Évora e entre 1995 e 1999 assessor ministerial. Tem 37 livros publicados na área dos estudos europeus e na área dos estudos rurais e territoriais, para além de inúmeros artigos em revistas e imprensa nacional. Foi Conselheiro Nacional de Educação, vogal do Programa Operacional do Algarve entre 2008-2014 e membro de vários centros de investigação. Atualmente é, ainda, membro do Conselho Deontológico da Ordem dos Economistas. Hoje, a sua investigação incide sobre três áreas interdependentes: os assuntos europeus e a governação multiníveis, a transição para a segunda ruralidade e a coesão territorial, a transição digital, a inteligência coletiva e a arte da smartificação dos territórios.1

Sobre o livro
Num mundo cada vez mais complexo e interconetado, a gestão eficaz dos territórios e a sua administração são cruciais para o progresso de nações, estados e cidades. Os territórios inteligentes não são apenas lugares com muita tecnologia. Eles são espaços onde a visão estratégica se funde com a compreensão das necessidades da sociedade, onde a infraestrutura digital é complementada por uma abordagem humana e inclusiva.
A capacidade de criar «territórios Inteligentes» e administrá-los é um imperativo deste século.
Este livro é um conjunto de reflexões que podem conduzir aos princípios, estratégias e práticas que permitam uma evolução do conceito de «territórios» para «territórios inteligentes» inclusivos e promotores de harmonia e desenvolvimento globalmente sustentável.1

1 Textos retirados do website da Edições Sílabo