Lição Anual da Finisterra 2023 e Prémio Melhor Artigo 2022
Decorreu no passado dia 19 de outubro, no IGOT, a Lição Anual da Finisterra de 2023, que contou com a presença do Professor Jean-Paul Rodrigue (Universidade de Hofstra, EUA). Doutorado em Geografia dos Transportes pela Université de Montréal (1994), Jean-Paul Rodrigue centra os seus estudos nos transportes e na economia. Autor de 7 livros, 32 capítulos e mais de 60 artigos, Jean-Paul Rodrigue está entre os 2% dos académicos mais citados do mundo.
A lição proferida por Jean-Paul Rodrigue intitulou-se "The transport geography of E-commerce: Amazon's distributional hierarchy". O evento decorreu em formato misto, presencial e online, tendo contado com mais de 250 inscrições de vários pontos do mundo.
Das 118 presenças no evento, foram recolhidas 75 avaliações: a organização foi avaliada por 87% como EXCELENTE, 9% como MUITO BOA e 4% como BOA, enquanto a avaliação da pertinência foi considerada por 88% como MUITO PERTINENTE e 11% como PERTINENTE.
O evento contou ainda com mais dois momentos: a entrega do prémio do “Melhor Artigo do Ano” e a entrega de prémios às melhores recensões do Concurso “Livros que contam”, promovido pelo IGOT.
Prémio Finisterra - Melhor artigo do ano (2022)
O prémio “Melhor artigo do ano (2022)” da Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia foi concedido ao artigo “Regional disparities in health services provision in the European Union. When territory matters”, realizado por Pedro Franco e Eduarda Marques da Costa. O prémio foi atribuído entre um total de 23 artigos selecionados pelo painel de jurados, composto por Patrícia Abrantes (presidente - IGOT), José Carlos Teixeira (Universidade de Toronto), João Cabral (Faculdade de Arquitetura, ULisboa), Ana Louro (IGOT), Helena Esteves (IGOT), Raquel Melo (IGOT) e Sérgio Oliveira (IGOT).
O júri decidiu ainda atribuir duas menções honrosas aos artigos intitulados: “Efeitos sectoriais e territoriais da experimentação em fases iniciais de inovações energéticas: lições de 20 anos de tecnologias renováveis marinhas em Portugal”, da autoria de Margarida Fontes, Mariana Aguiar e Nuno Bento; e “O valor económico da bicicleta à escala local: estimativa dos potenciais impactos ambientais, energéticos e na saúde em Portugal”, autoria de João Pedro Ferreira, Catarina Isidoro, Frederico Moura e Sá e José Carlos Mota.